sábado, 26 de setembro de 2020

DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA – 25 DE SETEMBRO DE 2020

 

No dia 25 de setembro a Escolas Básica das Taipas comemorou o dia Europeu do Desporto na Escola com a realização de uma prova de Rope Skipping (Salto à Corda) velocidade de 30 segundos, dentro de cada turma, nas aulas de Educação Física daquele dia. A nossa escola participa nesta iniciativa desde a sua génese, que tem como principal objetivo promover o desporto e a atividade física em todos os países da Europa, realizando um conjunto alargado de atividades físicas.

As crianças e jovens em idade escolar representam uma parte particularmente importante na promoção da atividade física e do desporto, uma vez que é nesta fase da vida que se adquirem as bases do seu desenvolvimento motor e adotam hábitos e estilos de vida saudáveis, daí a importância da promoção e divulgação destas atividades em contexto escolar.

O ano 2020 está a ser um ano diferente para alunos, professores e família, provocando muitas alterações no seu dia-a-dia e consequentemente nos hábitos de vida, devido à pandemia Covid 19. Assim, a atividade foi adaptada de acordo com o plano de contingência definido pelo AET e Direção Geral de Saúde. Percebemos ainda, nesta ação, uma oportunidade para valorizar o papel da Educação Física e desporto nas escolas e promover a saúde e bem-estar junto dos mais jovens, contribuindo para uma escola mais ativa.

Para além do momento da atividade propriamente dita, foi feita uma sensibilização junto das turmas, e lançado um desafio para que cada aluno realize uma atividade desportiva em família (caminhada, corrida, bicicleta…) ao longo da semana.

Sentiu-se empenho e entusiasmo nos alunos que participaram na comemoração do Dia do Desporto na Escola, e foi notória a vontade de regressar à atividade física e desportiva de forma regular.